domingo, 9 de novembro de 2008

Palavras...

Guerra / Mentira
Paz / Verdade



À partida, temos dois conjuntos de palavras que nada têm em comum. Numa segunda reflexão, começam a emergir semelhanças por demais evidentes.

Compare-se conceitos como Guerra e Mentira... ambos estão automaticamente associados com a realidade pura e dura. A Guerra e a Mentira sempre existiram, desde que Eva trincou a maçã. Sempre existiram e sempre existirão, não estaremos aqui com utopias...

Esperem, disse utopia? Palavra não há mais adequada para comparar os conceitos de Paz e Verdade. Afinal, ambos os conceitos são de tal forma abstractos que seria impossível observar um governo a planear com tanto afinco a paz com um dado país, da mesma maneira que planeia uma guerra. Da mesma forma, não se vê um governo a expor toda a verdade por trás dos "processos de paz" ou mesmo do verdadeiro intuito de uma guerra.

Mesmo recorrendo a um ponto de vista quantitativo, que conjunto de conceitos se encontra mais presente na nossa realidade? A verdade? Se assim fosse o mundo seria MUITO diferente. E mais não digo... A paz? Só a consigo conceber num mundo onde as disparidades e a cobiça não existissem entre países... algo que nem daqui a dois milénios deverá acontecer. O resto são apenas cessassões temporárias do conflito, movidas por interesses puramente materiais.

Meus amigos, a cada minuto a mentira e a guerra multiplicam-se, enquanto os outros dois, esses pertencem aos romances, filmes, sonhos.
Seria possível e viável começar a ver tudo isto de maneira inversa? Não sei.
É possível evitar guerras e a mentira? Sem dúvida.

Sem comentários: